Como líder global no avanço da ciência e prática do coaching profissional fundada há mais de 25 anos, a International Coaching Federation (ICF) vem a público se manifestar sobre a reportagem exibida pelo Fantástico, no último domingo (10/1), que abordou o mercado e a atividade de coaching no Brasil.
Representamos atualmente 39 mil coaches, em mais de 143 países, mobilizados em promover a ciência e a prática do coaching com os mais altos padrões de qualidade e ética. Acreditamos que o conteúdo exibido pela Globo reforçou, sobretudo, a relevância e urgência da regulamentação para a credibilidade da atividade de coach.
No que tange à questão da regulamentação da profissão de coach, a International Coaching Federation (ICF) tem dialogado ativamente com parlamentares e com o governo na construção de uma proposta de regulamentação que siga rigorosos requisitos de educação e experiência, capaz de demonstrar uma compreensão completa das competências de coaching estabelecidas mundialmente como padrão na profissão, assim como, os padrões éticos da ICF tutelados sob nosso código de ética.
O enfrentamento à banalização é uma das nossas bandeiras junto à opinião pública. Como a reportagem demonstrou por meio da citação de alguns casos inadequados de serviços prestados por profissionais não certificados ou qualificados, trata-se de um trabalho árduo e de longo prazo.
A boa prática do coaching profissional é resultado de estudos, pesquisas, treinamentos, mentorias e trabalhos de supervisão. Seu foco maior são as mudanças comportamentais que podem ser obtidas por meio de um processo mental, criativo e instigante com vistas à maximização de resultados dos clientes.
Essa metodologia de desenvolvimento humano desperta recursos internos que os clientes já têm, mas precisam de apoio para desenvolver e tornar vigente. Os coaches estimulam a autoconsciência e a responsabilidade, buscando levar indivíduos e grupos ao protagonismo por objetivos específicos, sejam eles pessoais e/ou profissionais.
Como certificadores de coaches e acreditadores de programas de formação de coaching em todo o mundo, oferecemos diversos conteúdos oficiais a respeito do coaching em nosso site: https://www.icfbrasil.org.
International Coaching Federation Capítulo Brasil.
Para apoio às demandas de imprensa, procure a CDI Comunicação:
Alessandro da Mata – (11) 3817-7924 e 99687-4141 – alessandro.damata@cdicom.com.br
Cassia Schittini – (11) 3817-7900 – cassia.schittini@cdicom.com.br
Everton Vasconcelos – (11) 3817-7947 – everton@cdicom.com.br