Como um Profissional da ICF, eu:
1. Explico e asseguro de que, antes da primeira reunião, os meus Clientes e/ou os Patrocinadores do coaching entendam a natureza e valor em potencial de coaching, a natureza e limites da confidencialidade, as condições financeiras e qualquer outro termo do contrato de coaching.
2. Crio um contrato que explica os papéis, responsabilidades e direitos de todas as partes envolvidas com o(s) meu(s) Cliente(s) e Patrocinador(es) antes de começar a fornecer os serviços.
3. Mantenho o mais elevado padrão de confidencialidade com todas as partes. Eu tenho consciência e concordo com todas as leis aplicáveis no tratamento dos dados pessoais e na comunicação.
4. Tenho um entendimento claro sobre como as informações são trocadas entre as partes envolvidas durante todas as interações de coaching.
5. Tenho um entendimento claro com Clientes, Patrocinadores ou partes interessadas sobre as condições nas quais as informações não se manterão confidenciais (ex.: atividades ilegais, se exigido por lei, relativas a ordens judiciais ou intimações; risco iminente ou provável de perigo para mim ou para outros, etc.). Nas situações em que eu acredite que as circunstâncias acima descritas são aplicáveis, provavelmente deverei informar às autoridades.
6. Ter um contrato de coaching e manter um diálogo contínuo ao atuar como um Coach Interno, gerir conflitos de interesse ou potenciais conflitos de interesse com o(s) meu(s) Cliente(s) e/ou Patrocinador(es). Isso deve incluir os perfis organizacionais, responsabilidades, forma de registros, confidencialidade e outras exigências de relatórios.
7. Em conformidade com as leis e contratos aplicáveis, manter, armazenar e dispor de quaisquer registros, incluindo arquivos eletrônicos e comunicação eletrônica criados durante minha interação profissional de modo a promover a confidencialidade, segurança e privacidade. Além disso, procuro utilizar de maneira adequada, todos os desenvolvimentos tecnológicos emergentes e crescentes que estejam sendo utilizados em serviços de coaching (serviços de coaching assistidos por tecnologia) e ter consciência de como os diferentes padrões éticos se aplicam a cada um deles.
8. Mantenho-me atento(a) a sinais que indiquem uma mudança nos valores da relação de coaching. Caso haja, faço mudanças no relacionamento ou incentivo meus Cliente(s) e/ou Patrocinador(es) a procurar outro coach, outro profissional ou usar um recurso diferente.
9. Respeito os direitos de todas as partes ao rescindir a relação de coaching em qualquer momento por qualquer razão durante o processo de coaching, sujeito às disposições específicas do contrato.
10. Entendo as possíveis consequências de ter vários contratos e relacionamentos com um mesmo Cliente(s) e/ou Patrocinador(es) ao mesmo tempo e tento evitar situações de conflito de interesses.
11. Tenho consciência e gerencio de maneira ativa qualquer diferença de poder ou status entre mim e o Cliente que poderá causar algum problema cultural, relacional, psicológico ou contextual.
12. Comunico aos meus Clientes a possibilidade de ser remunerado, ou outros benefícios que possa vir a receber por indicar os meus Clientes a terceiros.
13. Asseguro coaching de qualidade consistente, independentemente do valor ou forma de remuneração em qualquer relacionamento.