A vida e a saúde são os bens mais preciosos dos seres humanos. E o isolamento social vai ao encontro dessa máxima, neste momento de pandemia da Covid-19, embora cause desconfortos emocionais. Agora, casa e trabalho se misturam num mesmo ambiente. A jornada de compromissos e obrigações parece não ter fim. As redes sociais soam como refúgios, mas aumentam a ansiedade. Os modelos educacionais se fragilizam. As relações com rígido controle ficam abaladas. O foco no propósito se desvia. Os descompassos, fracassos, rupturas e perdas proliferam. As lideranças são postas em xeque.
Para manter-se em equilíbrio e alcançar objetivos relevantes, a partir das circunstâncias do presente que possibilitam moldar o futuro almejado para além do “novo normal”, o coaching é um importante aliado. Essa metodologia de desenvolvimento humano corresponde a uma parceria com os clientes em um processo criativo que instiga a reflexão e os inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional, com benefícios comprovados de maneira atemporal – para muito além da crise deste coronavírus.
A International Coaching Federation (ICF) é uma instituição sem fins lucrativos, referência nas boas práticas. Ela trabalha para o avanço da ciência e da arte do coaching, disseminando os mais altos padrões éticos de conduta, como demonstra a atuação prática de seus mais de 38 mil associados no mundo. Enquanto associação de profissionais, disponibiliza para os coaches o mais conceituado e reconhecido programa de credenciamento independente no mundo.
Em 12 de novembro comemora-se em nosso país o Dia Nacional do Coach. Este profissional, por intermédio de perguntas e ponderações, estimula a autoconsciência, a responsabilidade e o protagonismo de indivíduos e grupos/times, com o foco em novas possibilidades, comportamentos e ações, a favor de mudanças propicias aos resultados planejados.
O coaching profissional se apoia no estabelecimento da confiança e intimidade entre o coach e o cliente. Para tanto, é importante o cliente de coaching se perguntar se está preparado para tolerar desalentos e vulnerabilidades, fazer experimentações e se permitir ao encorajamento. Ao identificar adequações pertinentes em abordagens frente a assuntos sensíveis do cotidiano, há maiores chances de progresso nas relações familiares, com amigos, parceiros de trabalho e lideranças.
Uma das contribuições significativas do coaching profissional está no olhar para o que verdadeiramente faz sentido e agrega valor, fator preponderante na perpetuação de interações pessoais, conexões no trabalho e nos negócios. Os trabalhos são intensos e mexem profundamente com a pessoa que se engaja num processo de coaching, sob o prisma da razão e consciência que, muitas vezes, só com suporte profissional são despertadas internamente em cada um.
Por isso, junte-se a nós na celebração dessa prática profissional. Levante a banderia da ética e dos mais altos padrões de excelência, pois o verdadeiro coaching vem colaborando positivamente com o desenvolvimento humano e construindo uma sociedade melhor.