FAQ

1: O que é Coaching?

A ICF define Coaching como uma parceria com os clientes em um processo instigante e criativo que os inspira a maximizar seu potencial pessoal e profissional.

Clique aqui para assistir o vídeo. Escolha o idioma clicando no botão CC, abaixo, à direita.

2: A ICF tem cursos de formação?

A ICF não é escola mas, uma organização que Acredita os cursos e Credencia os Coaches.

Conheça:
Links no Portal ICF Brasil www.icfbrasil.org e https://www.icfbrasil.org/acreditacao-de-programas-de-formacao https://www.icfbrasil.org/credenciamento-individual

Assista o vídeo 5 dicas úteis para escolher um Programa de formação de Coaches. O áudio está em inglês mas, basta clicar o botão CC (esse botão fica abaixo, do lado direito, para as legendas em português) https://vimeo.com/167002221

3: A ICF Brasil recomenda algum curso de formação?

Por razões éticas, não fazemos recomendações. Indicamos sim os cursos Acreditados pela ICF. Para serem Acreditados têm que cumprir uma série de exigências, serem inclusivos e promover o aprendizado contínuo.

Pesquise os cursos Acreditados no site da ICF Global www.coachfederation.org (a lista de cursos muda frequentemente), selecione o idioma, se desejar, e veja os cursos Acreditados, no idioma escolhido.

Siga o link https://coachfederation.org/icf-credential/find-a-training-program

Clique no botão VIEW TPSS e preencha o tipo de curso (ACTP, ACSTH ou CCE), e atente para o que se adequa aos seus recursos financeiros, duração, idioma etc.

Assista o vídeo com as 5 dicas para escolher um curso de formação que tem legendas em português (basta clicar no botão CC, abaixo, do lado direito) https://vimeo.com/167002221

4: Como saber se um curso / programa é Acreditado pela ICF?

Siga os passos da pergunta 3.

5: O que fazer quando descubro que o curso que estou fazendo não é acreditado pela ICF como me informaram?

Recorra ao Comitê de Ética da ICF Brasil, relatando os dados e fatos pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. que cuidará do processo e lhe dará um retorno. Nem sempre os casos são sobre Ética. Alguns casos têm também as questões legais, jurídicas.

6: Qual a diferença entre curso certificado e acreditado?

Os cursos certificados são aqueles que fornecem um certificado de conclusão, de participação.

Os cursos Acreditados são os que têm a chancela de uma entidade externa, especializada neste tipo de trabalho (Acreditação), que segue padrões elevados de qualidade e processos rigorosos de análise antes de fornecer a acreditação.

A ICF possui 3 tipos de acreditação:

ACTP – Accredited Coach Training Program – a formação completa do Coach, ACSTH – Approved Coach Specific Training Hours – programas considerados ´à la carte´ e, CCE – Continuing Coach Education – educação continuada do coach

7: ICF tem pesquisas sobre Coaching?

Sim. Existem também as pesquisas mais abrangentes e que são cobradas. Pesquise o item no site da ICF Global www.coachfederation.org

8: Posso ser um membro tendo feito formação numa instituição não Acreditada pela ICF?

Sim. A política da ICF é de inclusão. Veja o item de menu Junte-se à ICF e abaixo o Torne-se Membro no link https://www.icfbrasil.org/junte-se-a-icf/torne-se-membro O requisito essencial é ter feito uma formação de, no mínimo, 60 (sessenta) horas.

9: O que é necessário para ser um Coach Credenciado?

Leia no Portal ICF Brasil o quadro comparativo das credenciais.

10: Quais são os benefícios em tornar-se um Associado ICF?

  • Obter tarifas reduzidas em eventos (virtuais ou presenciais) organizados por: ICF Global, ICF LATAM, ICF Brasil e nas ICF Capítulos Regionais do Brasil
  • Fazer parte de uma comunidade de Coaching profissional, globalmente acessível
  • Levar para a comunidade internacional de Coaching profissional suas contribuições
  • Ter acesso às pesquisas sobre Coaching, bem como educação virtual para membros
  • Obter tarifas reduzidas para os processos de credenciamento da ICF

11: Como membro (associado) posso usar o logo ICF?

Pode e deve. Este é um dos benefícios ao se associar a uma entidade tão forte e séria que está presente em mais de uma centena de países. Isto mostrará também o quanto se preocupa com a sua atividade profissional e estará também apoiando a difusão da ICF no Brasil. O uso da logotipia deve ser conforme a política da Diretoria Global de Marketing de forma a manter a identidade da nossa Instituição.

As orientações completas estão no Manual da Marca (Brand Manual) disponível no link https://coachfederation.org/profile/member-toolkit. Reforçamos que você precisará de seu login e senha, recebidos quando de sua associação, para a acesso ao site. Não copie de lugar algum qualquer logo que não os do Manual da Marca.

12: Quais são as ICF Capítulos Regionais?

Acesse o Portal icfbrasil.org e leia no item de menu Capítulos Regionais

13: Como posso me associar a um Capítulo Regional?

Procure a ICF Capítulo Regional mais próxima e conveniente para você. Consulte no Portal www.icfbrasil.org e leia no item de menu Capítulos Regionais. Lembre-se que antes, você terá que se associar à ICF Global www.icfbrasil.org no item de menu Junte-se à ICF

14: Qual é o valor da anuidade para eu associar-me à ICF?

Veja o item de menu Junte-se à ICF e abaixo o Torne-se Membro no link https://www.icfbrasil.org/junte-se-a-icf/torne-se-membro O requisito essencial é ter feito uma formação de, no mínimo, 60 horas. Não é exigido que o curso seja Acreditado pela ICF.

15: Qual é o valor da anuidade de uma ICF Capítulo Regional?

Cada ICF Capítulo Regional tem autonomia para definir o valor da anuidade, assim, procure o que lhe for mais conveniente.

16: Quais são os números de telefone do escritório da ICF Brasil?

Somos uma equipe de voluntários e trabalhamos virtualmente, com encontros presenciais programados durante cada ano e o mesmo modelo se repete nas ICF Capítulos Regionais. Consulte com nossos canais de contato:

17: A ICF ou a ICF Capítulo Brasil têm algum sistema aplicativo ou App para Coaches?

Não temos, até o momento, a política de adotar um sistema aplicativo ou App. Tampouco associamos a marca à software de terceiros.

18: A ICF Brasil permite pesquisas de alunos?

Não! a ICF Brasil tem o compromisso de sigilo com os alunos e não submete pesquisas para TCC, Mestrado, Doutorado.

19: Credenciamento ICF: perguntas frequentes

19a: Fiz minha mentoria com um ACC que não tem 3 anos de credencial. Esta mentoria ainda é valida para eu tirar minha credencial?

Se suas mentorias foram antes de 31/Julho/2018, elas são válidas mesmo que seu ACC não tenha 3 anos de credencial ou um processo de renovação.

Caso suas mentorias foram realizadas após 31/Julho/2018, infelizmente elas não são mais válidas.

19b: Sou ACC, sem 3 anos de credencial, e sou Mentor Coach. Não posso mais ser Mentor?

De acordo coma nova política da ICF, desde 31/Julho/2018, apenas ACCs com 3 anos de credencial ou caso já tenha feito um processo de renovação podem ser Mentor Coach.

19c: PCC e MCC também precisam de 3 anos de credencial para serem Mentor Coach

Não é necessário. PCC e MCC com no mínimo 3 meses de credencial já podem ser Mentor Coach.

19d: Preciso ser ACC antes de aplicar para PCC?

Não precisa. Se você tem os requisitos necessários, pode aplicar diretamente para qualquer credencial ICF. Apenas em fevereiro de 2019, que somente PCCs poderão aplicar para MCC.

19e: Não entendi muito bem isso sobre o portfolio. Se meu curso não for acreditado, não posso mais aplicar?

Sim, pode. Porem, para ACC e PCC via portfolio será necessário comprovar que você estudou em sua formação as 11 Competências da ICF, o Código de Ética, e a Definição de Coaching de acordo com a ICF. CCEs não são considerados programas de formação, e portanto uma compilação deles para dar o número de horas necessárias não são mais aceitos.