Mudanças no Credenciamento de Coaches

Segunda, 12 Março 2018 16:45

A ICF Brasil vem nesta oportunidade, comunicar a todos nossos associados sobre uma série de mudanças na política de credenciamento e de acreditação de programas, aprovadas no final do ano passado pelo Conselho de Administração da ICF. (Esta informação foi anunciada aos membros da ICF em geral no e-mail de atualização dos membros do 21 de fevereiro, em Inglês.)

Segundo a ICF Global, uma vez implementadas, essas mudanças facilitarão que os novos coaches e os coaches experientes para navegar em suas viagens profissionais.

Antes de descrever as próximas mudanças, queremos que vocês saibam que também estamos mudando a forma de comunicação sobre as mudanças na política de credenciamento e acreditação.

Historicamente, não tivemos um cronograma definido para anunciar mudanças de políticas. A partir deste ano, e seguindo o novo padrão de comunicação que a ICF Global adotará, passaremos para um cronograma anual de anúncios. Todas as próximas mudanças de política serão anunciadas em fevereiro de cada ano. Isso tornará mais fácil a nossa tarefa de apoiar nossos associados como você a se prepararem para as próximas mudanças e para aqueles que sejam impactados por tais mudanças, tenham suas perguntas respondidas bem antes da implementação.

A seguinte alteração na Política de Renovação de Credencial da ICF é efetiva imediatamente para Coaches ACC cujas credenciais ICF expiram em 31 de dezembro de 2018 ou posterior:

  • As 10 horas de Mentor Coaching exigidas aos candidatos de renovação ACC agora podem ser aplicadas em relação às 40 horas de Treinamento em Educação Continuada necessárias para a renovação. Isso significa que os requerentes de renovação ACC serão obrigados a completar:
    • as 10 horas de Mentor Coaching
    • Pelo menos 30 horas de Educação Continuada CCEU(s) (com pelo menos 11 horas em Competências Principais e pelo menos 3 horas em ética de coaching)

É importante notar que não mais de 10 horas de Mentor Coaching podem ser contadas como Educação Continuada em cada ciclo de renovação.

As seguintes alterações na Política de Renovação de Credencial da ICF estão efetivadas imediatamente para qualquer coach cujas credenciais ICF expirem em 31 de dezembro de 2018 ou posterior:

  • Não mais de 10 horas de Mentor Coaching (entrega e/ou recebimento) podem ser contados para os requisitos de Educação Continuada.
  • Não mais de 10 horas de Supervisão de Coaching (entrega e/ou recebimento) podem ser contados para os requisitos de Educação Continuada de Treinador.

Como parte de uma atividade autorregulada, a ICF está empenhada em ajudar os coaches a fornecerem um valor consistente aos seus clientes. Para garantir a excelência entre os detentores das credenciais da ICF, incentivamos a participação em uma ampla gama de atividades de desenvolvimento profissional contínuo. Esta política ajuda a incentivar essa diversidade.

As seguintes mudanças entrarão em vigor em 31 de julho de 2018, às 12 horas (Nova York):

  • Os coaches que se candidatem à credencial inicial (ACC-Associate Certified Coach ou PCC-Professional Certified Coach) através do caminho Portfolio deverão demonstrar que completaram um programa abrangente de treinamento que inclui a definição ICF de coaching, Código de Ética e Competências Principais, e é organizado em um escopo e sequência que encoraja o crescimento do coach. Isso significa que os coaches não poderão mais enviar uma compilação aleatória de horas de treinamento não aprovadas e/ou de CCEU(s) em cumprimento de seus requisitos de treinamento inicial.
  • A ICF Global acredita que deve ser fácil para os atuais coaches e para os futuros coaches encontrarem e escolherem o tipo apropriado de treinamento para o estágio de desenvolvimento profissional, e essa mudança é um passo adicional na reformulação da Educação Continuada como a primeira escolha para o treinamento avançado dos coaches já credenciados.
  • Os candidatos à credencial MCC-Master Certified Coach serão obrigados a completar todas as suas 2.500 horas de experiência de coaching após o início do treinamento específico de coaching. Anteriormente, a ICF revisou as políticas para exigindo que todas as horas de experiência de coaching sejam concluídas após o início do treinamento específico do coach. Essa mudança impactou positivamente os titulares de credenciais e a profissão, assegurando que cada hora de experiência tenha sido entregue no contexto de treinamento específico de coach alinhado com os altos padrões da ICF. Esperamos um impacto igualmente positivo dessa mudança.
  • Os coaches ACC precisarão completar pelo menos um ciclo (três anos) de sua credencial (por meio da renovação) antes que eles possam servir como Coach Mentor. Esta política demonstra nosso compromisso em avançar nos padrões elevados para Mentor Coaches e garantir que eles estejam bem preparados para suportar as jornadas profissionais dos colegas.
  • Os coaches que se candidatem à credencial ACC através do caminho ACSTH serão novamente obrigados a enviar uma gravação e transcrição de uma sessão de coaching ao vivo. A avaliação de desempenho é atualmente um requisito para os candidatos à credencial PCC no caminho ACSTH, de modo que esta alteração assegurará uma maior consistência em todos os níveis de credencial.

A seguinte mudança entrará em vigor em 28 de fevereiro de 2019, às 12 horas (Nova York):

  • Os coaches serão obrigados a possuir uma credencial PCC antes que eles possam solicitar a credencial MCC. Solicitar uma credencial MCC requer um investimento significativo de tempo e dinheiro. Queremos aumentar a probabilidade de sucesso. Os dados do departamento de credenciamento da ICF Global, mostram que os candidatos à credencial MCC que detêm uma credencial de PCC são mais bem-sucedidos no processo de candidatura do que os candidatos sem Credencial ICF anterior. Claramente, ganhar a designação PCC é um passo importante na jornada de um coach, e essa mudança de política encorajará isso.

Finalmente, queremos compartilhar com você uma notícia adicional:

  • Como coach, você sabe que quando se trata de aprimorar o desempenho, o feedback significativo é importante. É por isso que a ICF Global está redesenhando o relatório de feedback para os candidatos à credencial MCC para aumentar a clareza em torno das medidas de avaliação e fornecer recomendações concretas para as próximas etapas e o desenvolvimento profissional adicional.

É um momento emocionante para ser membro da comunidade ICF. Se você tiver dúvidas sobre como essas mudanças o afetam como coach ou provedor de treinamento para coaches, entre em contato com as equipes de credenciamento e acreditação em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Lembro ainda que estamos em período de renovação das associações, se você ainda não renovou, por favor acesse os links: https://www.icfbrasil.org/junte-se-a-icf/renovacao-do-membership ou https://coachfederation.org/why-icf/renew-membership/


João Luiz Pasqual
Presidente da ICF Brasil para o exercício 2015/2018