Conheça o Ignite e o Educacoaching – O coaching em projetos sociais

Segunda, 29 Janeiro 2018 11:54

No dia 22/01/2018 foi realizado o Webinário de lançamento de dois projetos sociais com alto potencial de contribuir para o desenvolvimento de pessoas por meio do coaching. São eles Ignite e Educacoaching.

Carla Zanna - Diretora de Responsabilidade Social ICF Brasil e Project Manager Ignite Brasil apresentou estes projetos para cerca de 80 coaches interessados em conhecer, e potencialmente, oferecer, voluntariamente, processos de coaching ao público alvo destes dois projetos.

Carla ao apresentar o escopo dos dois projetos destaca que o voluntariado em coaching já está em estágio mais maduro na ICF Regional São Paulo e que outros estados estão em fase inicial.

Carla conta com Claudio Pavanini, PCC, Diretor de Marketing ICF Brasil e Coordenador Operacional Ignite Brasil e mais 13 coachees, associados à ICF e representantes das ICF Regionais que terão a função de coordenar operacionalmente seus estados ou regiões: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Foi feito um convite aos coaches, destacando que juntos podemos juntar forças e impactar o desenvolvimento social por meio da oferta de coaching pro bono para entidades que, de alguma maneira, favorecem uma educação inclusiva e de qualidade.

O Ignite é uma iniciativa global da ICF Foundation e a ICF Brasil foi o segundo país a abraçar esta causa. Neste ano, o foco ancora-se na ODS4 – Objetivos de Desenvolvimento Social com foco na educação e o público alvo é formado por gestores de Escolas, ONG’s e Instituições Humanitárias, alinhadas com esta ODS, para que estejam melhor preparados em seu papel.

Para participar como voluntário no Ignite é indispensável ter uma das credenciais - PCC e MCC - ou, no caso de ser ACC, é necessário ter feito pelo menos uma renovação, o que acontece depois de 3 anos da certificação.

À partir das discussões do Ignite e, diante do tamanho do Brasil, do desafio de ter um volume de coaches credenciados no país e, sobretudo, do desejo de atender não apenas os gestores, mas também jovens em início de carreira, a equipe coordenadora do Ignite no Brasil, propôs a realização do projeto Educacoaching.

O Educacoaching busca portanto, amplificar a oferta de coaching no Brasil e estimular o aumento de profissionais associados à ICF, tendo em vista ser esta uma instituição que detém alta credibilidade no mundo e luta pela profissionalização do coaching ancorado em padrões técnicos e éticos.

Neste projeto brasileiro, inspirado no Ignite, a participação dos coaches é permita profissionais que sejam membros da ICF desde que tenham pelo menos 100 horas de atendimento comprovado, podendo ser 25 horas pro bono.

Nos dois projetos, os processos de coaching individual contemplaram 12 sessões de 1 hora cada, realizadas virtualmente com clientes em todo o Brasil. Atendimentos de coaching em Grupos podem ser uma ótima alternativa, mas será preciso coordenar os projetos e, provavelmente, será necessário a definição alguma competência especifica.

No EducaCoaching, especificamente, serão atendidos jovens aprendizes, educadores e líderes. Os atendimentos poderão ser feitos em várias modalidades: Individual, Grupo, Equipes, Workshops, Palestras e outras soluções de desenvolvimento baseados na metodologia da ICF.

Foi discutida se haveria a possibilidade de atendimento de coaching em grupo presencial dos jovens participantes do Educacoaching. Houve concordância sobre esta ideia, caso o coach resida na mesma localidade do grupo e isto seja coordenado com a equipe do CIEE e ICF Brasil e que os atendimentos sejam nas dependências e nos horários de funcionamento do CIEE.

Os aprendizes a serem atendidos no EducaCoaching serão jovens na faixa etária de 17 a 24 anos, selecionados dentre os assistidos pelo CIEE - parceiro oficial deste projeto. Além deles, estarão contemplados Instrutores educacionais e gestores. Os critérios de seleção dos aprendizes serão definidos pelo CIEE em parceria com a ICF Brasil, dentre eles índice de frequências e rendimentos.

Um ponto relevante, mencionado por um coach da Bahia foi a reação de pais que se sentiram incomodados com o empoderamento dos filhos que estavam no coaching, fato que originou a sugestão de pedir autorização dos pais e também palestras esclarecedoras do processo.

Para cada estado onde há uma ICF Regional haverá um Coordenador Operacional e será o elo de ligação, buscando garantir o alinhamento das decisões estratégicas e operacionais feitas pela equipe geral do projeto.

As inscrições dos coaches interessados em atuar como voluntários nestes dois projetos estão abertas até 28/02/2018.

É importante esclarecer que o objetivo do voluntariado é oferecer a quem precisa de coaching a experiência de coaches profissionais. Eles não podem ser vistos como uma oportunidade para que coaches adquiriram experiência e volume horas necessárias para obtenção de umas das credenciais da ICF.

Os atendimentos da Iniciativa Ignite iniciarão em março e finalizarão em outubro de 2018. Já, o EducaCoaching é um projeto que se inicia agora mas não tem término previsto, já que desejamos que ele faça parte das atividades sociais da ICF Brasil.

Os resultados do Ignite serão monitorados e avaliados de acordo com índices a serem definidos pela ICF Foundation, de forma que se obtenha uma visão global do impacto social do coaching. No EducaCoaching, nós da ICF Brasil temos autonomia para definir os indicadores para medir os resultados e isto será feito em conjunto com o parceiro CIEE.

Durante o webnário, foi sugerido que os clientes do Educacoaching, os aprendizes, preencham um Formulário dizendo o que esperam do coaching.

Os participantes do Webnario, perguntaram se os Coaches terão algum tipo de supervisão mas isto não está contemplado. Uma possibilidade sugerida é que os capítulos estimulem estudos de caso e compartilhamento de experiência ao longo dos atendimentos.

Maiores informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.