Parte I: Definições
- Coaching: Coaching é um processo de acompanhamento reflexivo e criativo feito em parceria com os clientes,objetivando inspirá-los a maximizar o seu potencial pessoal e profissional.
- Coach da ICF: O Coach da ICF compromete-se a praticar as Competências Essenciais da ICF e promete prestação de contas ao Código de Ética da ICF.
- Relacionamento Profissional de Coaching: Uma relação profissional de Coaching, existe quando este processo Coaching inclui um acordo (incluindo os contratos) que define as responsabilidades de cada parte.
- Regras de um relacionamento de Coaching: Para esclarecer os papéis no relacionamento de Coaching muitas vezes é necessário fazer a distinção entre o cliente e o patrocinador. Na maioria dos casos o cliente e patrocinador são a mesma pessoa e, portanto, são referidas em conjunto como o cliente. Para fins de identificação, no entanto, a ICF define estas funções como se segue::
- Cliente: O Cliente / Coachee é a pessoa que está recebendo Coaching.
- Patrocinador: O "patrocinador" é a entidade (incluindo os seus representantes) que estão pagando e / ou organizando a prestação dos serviços de Coaching. Em todos os casos, os acordos de Coaching devem estabelecer claramente os direitos, papéis e responsabilidades, tanto para o cliente quanto para o patrocinador, caso o cliente e patrocinador sejam pessoas diferentes.
- Aluno: O "estudante" é alguém matriculado em um programa de formação de Coaches ou que trabalha com um supervisor de Coaching ou Coach mentor, a fim de aprender o processo de Coaching ou para aprimorar e desenvolver suas habilidades de Coaching.
- Conflito de interesse: é uma situação em que um Coach tem um interesse privado ou pessoal, suficiente para dar a sensação de estar influenciando sobre a objetivo de suas obrigações oficiais como um Coach e um profissional.
Parte II: Os Padrões ICF de Conduta Ética
Seção 1: Conduta Profissional Como Um Todo
Como Coach, eu prometo:
- Conduta de acordo com o Código de Ética da ICF, em todas as interações, incluindo a formação,mentoria e atividades de supervisão do Coaching.
- Tomar medidas adequadas como Coach, ou Coach Mentor ou entrar em contato com a ICF para informar ou resolver qualquer violação ou possível violação ética assim que eu tomar conhecimento, estando envolvido ou não.
- Comunicar e sensibilizar os demais, incluindo organizações, empregados, patrocinadores, Coaches e outros, que possam ter necessidade de serem informados sobre as responsabilidades estabelecidas neste Código.
- Abster-me de uma discriminação ilegal em atividades ocupacionais, incluindo idade, raça, orientação de gênero, etnia, orientação sexual, religião, origem nacional ou deficiência.
- Fazer declarações verbais e escritas que sejam verdadeiras e precisas sobre o que eu ofereço como Coach, a profissão de Coaching ou sobre a ICF.
- Identificar com precisão as minhas qualificações, especialização, experiência, treinamento, certificações e credenciais ICF.
- Reconhecer e honrar os esforços e contribuições de outros e só reivindicar a posse do meu próprio material. Eu entendo que violar esta norma poderá deixar-me sujeito a recurso judicial por um terceiro.
- Esforçar em todos os momentos para reconhecer meus problemas pessoais que possam prejudicar, conflitar com ou interferir com o meu desempenho de Coaching ou meus relacionamentos profissionais de Coaching. Procurarei imediatamente a assistência profissional relevante e determinar a ação a ser tomada, inclusive se é conveniente suspender ou terminar meu relacionamento (s) de Coaching sempre que os fatos e as circunstâncias exigirem.
- Reconhecer que o Código de Ética se aplica ao meu relacionamento com clientes de Coaching, Coachees, estudantes, mentorados e supervisionados.
- Realizar e relatar pesquisas com competência, honestidade e dentro de padrões científicos reconhecidos e diretrizes de disciplinas aplicáveis. Minha pesquisa será realizada com o consentimento e aprovação necessária dos envolvidos e com uma abordagem que irá proteger os participantes de qualquer dano potencial. Todos os esforços de pesquisa serão realizados de forma a estar em conformidade com todas as leis aplicáveis do país no qual a pesquisa será conduzida.
- Manter, armazenar e eliminar todos os registros, incluindo arquivos e comunicações eletrônicas criados durante meus compromissos de Coaching, de uma maneira que promova a confidencialidade, segurança e privacidade e em conformidade com todas as leis e acordos aplicáveis.
- Utilizar as informações de contato dos membros da ICF (endereços de e-mail, números de telefone, e assim por diante apenas na forma e na medida autorizada pela ICF.
Seção 2: Conflitos de Interesse
Como Coach, eu prometo:
- Procurar ser consciente de qualquer conflito ou potencial conflito de interesses, divulgar abertamente qualquer conflito e me oferecer para eliminar quando surgir um conflito.
- Clarificar os papéis para Coaches internos, estabelecer limites e analisar com as partes interessadas conflitos de interesse que possam surgir entre Coaching e outras funções relacionados.
- Divulgar ao meu cliente e ao patrocinador (es) toda compensação antecipada de terceiros que eu possa receber por referência de clientes ou pagar para receber clientes.
- Honrar por uma equilibrada relação Coach / cliente, independentemente da forma de compensação.
Seção 3: Conduta Profissional com Clientes
Como Coach, eu prometo:
- Eticamente falar o que eu sei que é verdade, para os clientes, potenciais clientes ou patrocinadores sobre o valor potencial do processo de Coaching ou de mim mesmo como Coach.
- Explicar cuidadosamente e me esforçar para garantir que, antes ou durante a reunião inicial, o meu cliente de Coaching e patrocinadora(s) entendam a natureza do Coaching, a natureza e os limites de confidencialidade, acordos financeiros e quaisquer outros termos do acordo de Coaching.
- Estabelecer um contrato de prestação de serviços de Coaching claro com os meus clientes e patrocinadora (s) antes de iniciar o relacionamento de Coaching e honrar este acordo. O acordo deve incluir os papéis, responsabilidades e direitos de todas as partes envolvidas.
- Manter a responsabilidade de ser consciente e estabelecer limites claros, apropriados e culturalmente sensíveis que governem as interações, físicas ou não, que eu possa ter com os meus clientes ou patrocinadora (s).
- Evitar qualquer relação sexual ou romântica com os clientes atuais ou patrocinadora (s) ou estudantes, mentorados ou supervisionados. Além disso, estarei alerta para a possibilidade de qualquer intimidade sexual potencial entre as partes, incluindo o meu pessoal de apoio e / ou assistentes e tomar as medidas adequadas para resolver o problema ou cancelar o relacionamento, a fim de proporcionar um ambiente seguro em geral.
- Respeitar o direito do cliente de terminar o relacionamento de Coaching em qualquer momento durante o processo, sem prejuízo das disposições do acordo. Ficarei alerta para indicações de que pode haver alteração do valor recebido durante o relacionamento de Coaching.
- Estimular o cliente ou patrocinador para fazer uma mudança se eu acreditar que o cliente ou patrocinador seria melhor servido por outro Coach ou por outro recurso e ainda sugerir a meu cliente procurar os serviços de outros profissionais quando julgar necessário ou apropriado.
Seção 4: Confidencialidade / Privacidade
Como Coach, eu prometo:
- Manter os mais restritos níveis de confidencialidade das informações com todos os clientes e patrocinadores, a menos que a divulgação seja exigida por lei.
- Ter um acordo claro sobre como as informações de Coaching serão trocados entre Coach, Cliente e Patrocinador.
- Ter um acordo claro, quando atuando como um Coach, Coach mentor, Coach supervisor ou instrutor, com o cliente e patrocinador, estudante, aprendiz, ou supervisionado sobre as condições em que a confidencialidade não pode ser mantida (por exemplo, a atividade ilegal, nos termos da ordem judicial ou intimação válida, risco iminente ou provável de perigo para si ou para outrem etc.) e, verificar se o cliente e o patrocinador, estudante, aprendiz, ou supervisionado, voluntária e conscientemente concordarem por escrito com esse limite de confidencialidade. Onde eu razoavelmente entender, que em função de alguma das circunstâncias acima seja aplicável, eu preciso informar as autoridades competentes.
- Exigir de todos aqueles que trabalham comigo, em apoio dos meus clientes,façam adesão ao Código de Ética, Item 26, Seção 4, Padrões ICF de Confidencialidade e Privacidade, e demais seções do Código de Ética que possam ser aplicáveis.
Seção 5: Desenvolvimento Contínuo
Como Coach, eu prometo:
- Comprometer-me com a necessidade de desenvolvimento contínuo e permanente das minhas competências profissionais.
Parte III: O ICF Juramento de Ética
Como um Coach ICF eu reconheço e concordo em honrar minhas obrigações éticas e legais com os meus clientes de Coaching e patrocinadores, colegas e o público em geral. Comprometo-me a cumprir o Código de Ética da ICF e praticar estes padrões com aqueles a quem eu treinar, ensinar, fazer mentoria ou supervisionar.
Se eu violar este Compromisso de Ética ou qualquer parte do Código de Ética da ICF concordo que a ICF, a seu exclusivo critério, pode considerar-me responsável por fazê-lo. Eu também concordo que a minha responsabilidade perante a ICF por qualquer violação pode incluir sanções como a perda da minha condição de Membro ICF e / ou das minhas Credenciais ICF.
Para mais informações sobre o Processo de Revisão de Conduta Ética, por favor, enviei um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Aprovada pelo Conselho Global de ICF de Administração em junho 2015.